A escolha da profissão é um momento de muita angustia para jovens que acabaram de sair do ensino médio. Tem muita gente que opta direto por prestar vestibular e ingressar na faculdade, mas para quem está em busca de qualificação e precisa entrar rápido no mercado de trabalho, o curso técnico pode ser a melhor escolha. Em cerca de 18 meses o aluno está formado em uma área profissional específica, com um custo bem mais acessível do que a graduação. Além disso, é uma formação com excelentes perspectivas de trabalho, tendo em vista a escassez de profissionais técnicos no Brasil.

Mercado de trabalho

Alguns cursos técnicos podem ser realizados ao mesmo tempo em que o aluno está no Ensino Médio e outros exigem que esteja com médio concluído, mas em ambos os casos as chances de entrar no mercado de trabalho e ter um ótimo salário já aos 18 anos são grandes, algo que não acontece sempre na graduação.

Outra vantagem do curso técnico é que o aluno deve cumprir o estágio curricular obrigatório o que já garante experiência para trabalhar na área de formação. Além disso, o curso Técnico trará excelente referencias para a escolha de uma futura graduação e investimento na carreira.

Qualificação e Recolocação profissional

Importante ressaltar que o curso Técnico não é voltado apenas para os jovens, trata-se também de uma alternativa para quem já está no mercado e busca um curso de atualização com bom reconhecimento pelas empresas e melhora significativa no salário, ou ainda para quem já tem uma formação, mas está insatisfeito com a área escolhida ou não consegue arrumar um emprego, o curso técnico pode ser uma excelente possibilidade para a recolocação profissional.

Cursos Técnicos e Cursos de Capacitação Profissional

Para Inserção ou Recolocação profissional no mercado de trabalho, além dos cursos Técnicos o aluno pode ainda optar por cursos de Capacitação Profissional e cursos de Aperfeiçoamento.

Os cursos de Habitação Técnica são Cursos aprovados pelos respectivos sistemas de ensino, que objetivam a profissionalização do Técnico de Nível Médio. Destinam-se a pessoas que estejam cursando ou sejam egressas do Ensino Médio ou equivalente, nos termos do artigo 36 da Lei nº. 11.741/2008.

Os cursos de Capacitação são destinados a pessoas com escolaridade variável, que objetivam desenvolver competências necessárias ao exercício de uma ocupação com identidade reconhecida pelo mercado de trabalho.

Os cursos de Aperfeiçoamento possuem características variadas, destinados exclusivamente a profissionais, para complementação, atualização ou aprofundamento de competências que visam o seu desenvolvimento frente às mudanças em curso no mundo do trabalho.

Ao concluir o curso técnico, o aluno terá uma formação, com um diploma reconhecido pelo MEC, que é aceito em todo o território nacional. Nos cursos profissionalizantes, que são os de Capacitação e Aperfeiçoamento, o candidato recebe o Certificado de Conclusão.

POR QUE FAZER UM CURSO TÉCNICO OU DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

1. Curta duração

Os Cursos Técnicos tem duração entre 15 e 24 meses. Alguns cursos de Qualificação têm duração de entre 10 e 12 meses. Isso mesmo!!!!! Você pode estar colocado no mercado de trabalho após 12 meses de curso!

2. Possibilidade de cursar junto com o ensino médio

Outra vantagem do técnico é que alguns cursos podem ser realizados junto do ensino médio, o que facilita na conquista do primeiro emprego, mesmo para os mais jovens.

3. Facilidade para entrar no mercado de trabalho

Você sabia que, dependendo do curso escolhido, é possível conseguir o emprego antes mesmo de terminar o curso? Quer motivação maior do que essa, principalmente em tempos de crise econômica?

A formação técnica é muito valorizada por empresas de diferentes portes e setores. Isso acontece porque o profissional recebe uma formação diretamente voltada para um determinado segmento e com estágio, assim, ao concluir o curso, ele já está pronto para o trabalho.

4. Custo mais acessível

As mensalidades da Faculdade geralmente são muito altas e nem todo mundo consegue pagar, já no curso técnico os valores são mais acessíveis, você conseguirá uma colocação no mercado de trabalho mais rápida, com um bom salário e uma carga horária de trabalho que lhe possibilitará um planejamento financeiro de modo à no futuro cursar a Graduação.

5. Salários e carga horária de trabalho mais atrativos

Como há carência de profissionais com habilidades técnicas em diversos segmentos no país, as empresas “disputam” esses candidatos e, para isso, oferecem boas remunerações e outros benefícios.

6. Networking

Você sabe o significado da palavra Networking?

Networking é construir uma rede de contatos profissional para trocar experiências e informações e potencializar oportunidades através de relacionamentos.

Nos Cursos Técnicos ou de Capacitação Profissional, você faz networking o tempo todo, pois os professores na maioria esmagadora são profissionais da área escolhida e podem enxergar em seus alunos grandes talentos. Além claro do networking em CAMPO de ESTÁGIO.

Tudo isso propicia uma troca de experiências INCRÍVEL, o que pode gerar, indicações para uma vaga de emprego.

DICAS IMPORTANTES

Conseguir um bom emprego na faixa dos 20 anos é extremamente importante para o amadurecimento profissional, mas não basta apenas conquistar a excelência profissional, é preciso também o auto desenvolvimento, é necessário desenvolver atitudes que agregam ao seu currículo, como por exemplo:

  • Praticar gentilezas,
  • Agir com responsabilidade,
  • Ser solidário
  • Ser ético.
  • Agir com satisfação.

Compreenda seu trabalho como algo significativo para você e não apenas o local onde você ganha dinheiro para pagar as contas.

Realize as tarefas do dia a dia com alegria e perfeição, só assim você se sentirá útil e será capaz de promover o próprio crescimento.

Acredite em seu potencial, tenha um objetivo, trace uma meta e vá a busca dele. E não esqueça! O profissional reconhecido é aquele que investe em seu crescimento.

O seu futuro está atrelado às suas ações no presente.

Invista no conhecimento. Esse investimento você nunca perde!

Ficou interessado em um curso Técnico ou de Capacitação profissional conheça os cursos TEC-X e veja o que se encaixa no seu perfil

Colégio Tec-X

Fale Conosco!