Entrevista de emprego é uma etapa do processo de seleção do profissional que vai ocupar a vaga. Aqui, é o momento da empresa conhecer um pouco mais sobre o candidato por meio de uma conversa frente a frente com ele. A felicidade ao receber uma ligação marcando a entrevista de emprego dá lugar a uma ansiedade sem fim. Afinal, são poucos minutos para demonstrar o seu valor, e com um bom desempenho, tudo pode mudar: novo emprego, novos desafios, novo salário.

Mas antes é preciso encarar o possível contratante de frente e provar que tem competência para assumir o cargo oferecido e convencer o entrevistador de que você é a pessoa certa para a vaga! Por esse motivo, nós da Tecx preparamos algumas dicas que vão te ajudar a se sair bem na entrevista de emprego.

1º Pesquise sobre a empresa:

Além de ir para a entrevista afiado quanto ao que a empresa produz, é importante saber um pouco sobre a história, missão e valores da companhia. Quanto mais você souber sobre a empresa e o mercado em que ela opera, melhor. Procure sempre estar com todas as informações relativas ao cargo oferecido, à organização, seus produtos e serviços, além de outras informações que você achar relevante saber. Os recrutadores gostam de quando o candidato faz isso, pois demonstra interesse.

Essa preparação vai te dar todo o rumo durante a entrevista e te deixar preparado caso seja feita alguma pergunta sobre o tema.

2º Ensaie a sua apresentação pessoal:

Depois das suas pesquisas, pense nas respostas que você dará às perguntas. Apesar de não ser possível saber tudo o que será perguntado, existem algumas perguntas genéricas que aparecem em qualquer entrevista. Alguns  exemplos são:

Quais são os seus pontos fortes? Quais são os seus pontos fracos? Por que você quer trabalhar nesta empresa? Onde você se vê em 5 anos? Por que você quer deixar o seu emprego atual? Por que há uma lacuna na sua trajetória profissional? O que só você pode nos oferecer?

Talvez o recrutador não pergunte exatamente desta forma, mas ele provavelmente vai perguntar algo nesse sentido. Tendo pesquisado sobre a companhia e sua cultura, você pode se preparar para responder qualquer pergunta que surgir.

3° A roupa

Antes de sair de casa para uma entrevista, preste atenção no modo como você está vestido. Você não precisa comprar uma roupa nova e nem ir para a entrevista usando algo chique ou diferente da sua personalidade. Mesmo que você esteja concorrendo a uma vaga em empresas despojadas, o ideal é optar por um traje mais sóbrio. Uma entrevista de
emprego, por mais despojada que seja a atmosfera dentro da empresa, é um momento de formalidade. Assim, o ideal é que você se vista de maneira discreta, objetiva e profissional.

Não é preciso exagerar na formalidade, mas sim se adequar aos parâmetros da empresa em questão. O segredo é não ir muito descolado nem muito formal. Veja o estilo ideal para cada um:

Homem:

Camisa social, calça em tons neutros (pode ser jeans), sapatos ou tênis discretos (evite tênis esportivo). Não precisa usar terno e gravata – a menos que o perfil da empresa exija algo do gênero.

Mulher:

Roupas mais sóbrias e estampas discretas. Evite trajes muito decotados ou curtos. Blusas sociais, saia na altura dos
joelhos e sapatos discretos são sempre boas escolhas.

Outra dica muito importante é evitar usar muito perfume ou fragrâncias muito fortes.

4° Demonstre Interesse pela vaga

Ninguém quer contratar um profissional apático e desinteressado. Por isso, é importante que você comece a demonstrar seu interesse pela vaga na maneira como você fala e se comporta. O primeiro passo é sendo pontual. Chegar atrasado pode ser aceitável com os seus amigos, mas o recrutador não vai tolerar isso. Chegue, no mínimo meia hora antes da entrevista. Chegar cedo vai permitir que você tenha um tempo para se concentrar, acalmar os nervos e se preparar mentalmente para a entrevista. Ao chegar, bote o celular no silencioso.

Durante a conversa, busque falar de suas experiências, pergunte, demonstre que você quer saber mais sobre a empresa, sobre o cargo ofertado, tente desenvolver uma conversação normal com o entrevistador. Evite responder apenas “sim” ou “não” ou dar respostas muito vagas, incompletas. Busque enquadrar a conversa com algumas frases bem ensaiadas sobre como você quer ser percebido. Isso vai acabar sendo a estrutura com que a outra pessoa forma suas memórias sobre você.

5º Resolva o “problema” do recrutador

Essa é provavelmente a chave para o sucesso na entrevista. Se uma empresa abre uma vaga de emprego, é porque ela está com um “problema” ou uma situação em que é necessária a contratação de um profissional qualificado. Demonstre, durante a conversa, estar atento às necessidades da empresa. O foco da conversa deve ser em resolver o problema do empregador. Aqui a pesquisa vai te ajudar bastante. O ideal é você entender o contexto da empresa e como suas
competências e experiências se encaixam naquele contexto.

Na maioria as entrevistas, o recrutador vai te perguntar se você tem alguma questão que quer esclarecer. Neste momento, demonstre interesse e conhecimento fazendo uma pergunta bem construída. Isso pode te destacar em todo o
processo.

6º Seja sincero e não minta

Essa regra serve para tudo na vida, e numa entrevista de emprego não é diferente! Não tente aumentar ou mentir sobre nenhuma informação. Isso é principalmente válido para quando você for falar das suas qualidades e seus defeitos.

Sobre as qualidades: não invente qualidades que você não tem. Ao invés disso, tente ressaltar as suas qualidades mais genuínas, e tente deixar claro como elas serão uteis para a empresa. Não invente competências que você não tem, tampouco fale de experiências profissionais que não adquiriu. Mentir no processo seletivo pode te prejudicar futuramente, principalmente se for ocupar um cargo em que não está preparado para exercer.

Na hora de falar sobre seus defeitos, a sinceridade ainda deve ser mantida. Durante a entrevista, não tente se passar por alguém livre de defeitos. Isso é uma prova autêntica de que você não está sendo sincero. Ao falar das suas limitações, fale o que tem feito para superá-las, afinal, além da honestidade e sinceridade, mostrará que você se conhece e busca ser uma pessoa melhor a cada dia.

7º Fique atento as sua linguagem corporal

Durante a entrevista, observe sua linguagem corporal. O ideal é estar à vontade, mas sem descuidar de alguns aspectos. Equilíbrio é a palavra-chave. A linguagem corporal fala muito sobre você. Por exemplo: Ficar de braços cruzados pode demonstrar que você está com medo; permanecer inquieto, mexendo constantemente nas mãos ou nos cabelos, é sinal de insegurança e ansiedade.

Aqui vão algumas dicas de como se comportar:

•O ideal é acomodar-se confortavelmente, mas manter uma postura mais reta, alerta. Cuidado para não parecer muito tenso ou muito relaxado;
•Preste atenção ao que o entrevistador está falando, olhe em seus olhos, responda com tranquilidade.
•Não boceje.
•Evite deixar os braços cruzados.

8º Seja você mesmo

Por fim, mesmo que você esteja sob pressão, nervoso, ansioso, tente ser você mesmo na conversa com o entrevistador. Somente se você se for genuíno, autêntico e verdadeiro é que será lembrado pela sua individualidade.

Colégio Tec-X

Fale Conosco!