O Ensino Médio chegou ao fim, e agora com contas a pagar, roupas e comidas para comprar e uma casa para sustentar, você precisa achar um emprego para ter um salário e poder honrar com seus compromissos financeiros, não é mesmo?  Mas enquanto você entrega currículos, percebe que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e que hoje em dia não basta ter o ensino médio para conseguir um emprego.  É nessa hora que um curso Técnico pode te ajudar a conseguir rapidamente um lugar no mercado de Trabalho. Mas afinal o que é Curso Técnico? E qual a diferença dele para uma Faculdade?

Os cursos técnicos são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro. Enquanto as Faculdades dão uma visão ampla de conhecimento permitindo a formação, por exemplo, de pesquisadores ou cientistas, o curso técnico busca formar Trabalhadores para o Mercado de Trabalho.

A faculdade abre portas, mas irá demorar mais para colocá-lo com um diploma no mercado de trabalho. Já o Curso Técnico oferece a facilidade de você já sair formado com uma boa qualificação e, na maioria dos casos, com Emprego Garantido. Uma pesquisa, realizada pelo Ibope, aponta que 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso.

Na faculdade, o ensino é muito mais focado em aulas teóricas, onde o estudante é exposto a uma abordagem ampla do conteúdo lecionado e só aprende a profissão quando faz um estágio ou apenas depois de formado, quando coloca os conhecimentos adquiridos em prática. No ensino técnico, o conteúdo teórico é abordado em conjunto com aulas práticas, e o aprendizado sobre a profissão acontece durante todo o tempo de formação.

Essa modalidade de formação também enriquece o seu currículo. Atualmente as empresas olham com bons olhos para profissionais com formação técnica, pois esses profissionais estão mais qualificados para resolver questões do cotidiano e para dar conta de metas práticas. Isso porque os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior e são muito mais focados em prática que as faculdades. Existem até cursos que são 100% práticos.

Outra pesquisa, da agência de empregos Manpower, mostra que nos últimos anos há uma demanda maior por esses profissionais no mercado de trabalho. Foi constatado que a chance de entrar no mercado de trabalho aumenta em 50% com o curso técnico, fator que pode ser fundamental para a entrada ou a permanência de um funcionário no mercado de trabalho.

A pesquisa também aponta que um trabalhador com formação técnica tem um salário 30% maior em comparação com empregados que não fizeram essa especialização.

Outra vantagem do curso técnico é a duração. É comum que um curso técnico tenha a metade de duração de uma faculdade, podendo variar  entre 18 e 24 meses. É justamente por essa característica que são maiores as chances de um estudante de curso técnico terminar o curso já empregado.

O Curso Técnico também é uma ótima opção para quem já atua no mercado mas deseja um aperfeiçoamento na sua área de atuação, já que permite complementar os seus conhecimentos e até mesmo conseguir um aumento no salário ao finalizá-lo.

Como você conseguiu observar, há muitos benefícios em optar pelos cursos técnicos. Afinal, são cursos rápido, focados na prática e que preparam os profissionais para o mercado de trabalho. Com tantos motivos positivos, o curso técnico é a formação ideal para seu futuro. Com a ajuda do ensino técnico, aquele emprego que você tanto deseja e precisa pode ser seu!

Mas e agora? Onde eu posso fazer um curso técnico?

Agora é hora de buscar instituições que ofereçam ensino de qualidade, com cursos que vão alavancar sua carreira no mercado de trabalho. E se você está se perguntando: “Onde fazer um curso técnico?”, nós te damos a resposta! Para quem mora na região de Guarulhos, SP, o Colégio Tecx é uma ótima escolha! Aqui na Tecx oferecemos cursos Técnicos na área da saúde e beleza.

Há 18 anos na cidade de Guarulhos, a Tecx já formou mais de 8 mil profissionais de sucesso para o mercado de trabalho. Nossos cursos Técnicos são: Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Técnico em Estética.

Se você que saber mais, chama a gente pelo WhatsApp (11) 98926-1984 que tiraremos todas as suas dúvidas.

#vempratecx

Colégio Tec-X

Fale Conosco!