Empreendedorismo: Esta é a palavra da vez no mundo dos negócios. A idéia de poder idealizar, coordenar e executar projetos em seu próprio negócio é cada vez mais atrativa no cenário atual do mercado de trabalho. E quando se trata do segmento da beleza, que demonstrou um crescimento significativo no Brasil, principalmente nos últimos anos, as oportunidades de prosperar são surpreendentes.

Em 2019 o Brasil fechou com o incrível número de meio milhão de empreendimentos estéticos e uma estimativa de alta de 10% no faturamento até o final de 2019, chegando a R$ 107 bilhões. (fonte: Exame). Esses números mostram o quanto está sendo investido nessa área e a cada vez maior expectativa de retorno e crescimento.

Mas afinal, como você pode se tornar um empreendedor de Estética? Separamos aqui um conjunto de dicas que te ajudarão a alcançar o sucesso no setor da beleza.

1º) Estude o Mercado

O primeiro passo antes de iniciar qualquer empreendimento é estudar e entender o mercado em que se deseja desenvolver uma atividade. Quais são as tendências do mercado? Quais são as oportunidades? Quais as dificuldades? Que desafios eu enfrentarei? Responder a essas e outras perguntas vai ajudar você a diminuir os riscos e se preparar para eventuais imprevistos.

Também é importante estabelecer o seu Plano de Negócios. Ele vai permitir que você aponte um panorama de seu projeto, estabelecendo metas e objetivos a serem cumpridos. As informações presentes nesse inestimável documento serão uteis principalmente na tomada de decisões, podendo ser revisadas a qualquer momento para auxiliar o desenvolvimento de ações.

2°)  Capacite-se Profissionalmente

Como já dito, atualmente calcula-se a existência de meio milhão de clínicas de estética somente no Brasil. E por se tratar de uma área com grande concorrência, é indispensável que o profissional de estética busque constantemente o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado.

Mesmo que a sua intenção seja atuar na administração da sua futura clínica de estética, ter o conhecimento teórico e prático dos procedimentos pode ser o diferencial que vai destacar a sua marca no mercado.

Lembre-se que o segredo para ter um negócio de sucesso e entende-lo. E a melhor forma de entender uma área é através de estudo e dedicação.

3º) Direcione seu Negócio para um nicho específico

O campo da estética por si só oferece uma ampla gama de serviços. “Procedimentos Estéticos de Renovação Celular”, “Tratamento de Manchas da Face e Procedimentos Estéticos Pré e Pós Operatórios” são algumas das atividades que podem ser realizadas por um profissional esteticista.  Isso significa que você pode se especializar em uma atividade.

Em 2015, em uma entrevista para Pequenas Empresas & Grande Negócios, Cesar Tsukuda, então diretor-superintendente da feira de beleza Beauty Fair, apontou a eficácia em segmentar o seu público e serviços oferecidos:

“Percebemos que empresas de nicho, com um foco bastante amplo, estão atraindo muita gente e são rentáveis. O empreendedor deve olhar com carinho para negócios direcionados” – Cesar Tsukuda, Revista Exame – 2015.

Focar em um campo especifico do mercado estético pode atrair uma quantidade significativa de clientes e se demonstrar uma ação rentável. Uma dica é oferecer serviços estéticos que não são costumeiros no mercado.

4°) Trate bem o cliente

Um atendimento de excelência é crucial para o sucesso de um empreendimento e pode ser um farol na hora de atrair novos clientes. Por isso, quando receber um cliente, invista em cordialidade e em qualidade de serviço. Quanto melhor for o seu atendimento, mais frequente serão as visitas daqueles  atendidos.

É importante lembrar também que o ambiente exerce uma forte influência na impressão que o cliente terá de sua marca. Decoração, pintura e higiene do local devem refletir a imagem que você deseja para a sua marca.

5°) Construa seu Network

Todo empreendedor precisa ter uma rede de contatos. Fornecedores, investidores e novos clientes são ótimos para facilitar a vida nos negócios. Por isso, não poupe esforço quando o assunto for participar de eventos e estar por dentro das atividades do mercado.

Ainda se tratando de fornecedores, não se esqueça se atentar a qualidade dos produtos, principalmente considerando que essa variável afetará diretamente o atendimento. Então lembre-se que vale mais pagar um pouco mais caro por um produto de qualidade do que se arriscar a prestar um serviço insatisfatório por conta de um estoque de qualidade inferior.

6°) Entregue mais do que o cliente espera

Nossa sexta e ultima dica consiste em uma dos grandes ensinamentos de Philip Kotler, pai do marketing moderno. Surpreenda seu cliente com o seu atendimento. Isso não significa, necessariamente, fazer um serviço extra. As vezes um detalhe, uma dica na consulta ou até mesmo uma orientação podem fazer uma diferença incrível na forma como o seu cliente enxergará o seu serviço.

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