Um dos melhores segmentos de mercado para se trabalhar é a área da saúde, tendo em vista que é amplamente valorizada e, mesmo diante de cenários de crise e altas taxas de desemprego, não é afetada, podendo apresentar significativo crescimento.

E a instrumentação cirúrgica, que é uma especialização para Técnicos em Enfermagem, é uma atividade essencial para o sucesso de um procedimento operatório. Essa especialização pode ser uma ótima opção para aqueles que querem ter uma formação rápida em uma profissão com diversas oportunidades. Neste artigo, você vai conhecer alguns dos principais motivos para fazer uma especialização em instrumentação cirúrgica. Acompanhe!

A Instrumentação Cirúrgica

O Instrumentador Cirúrgico é um membro essencial de qualquer equipe cirúrgica, pois todo procedimento desse tipo necessita  desse profissiona.  Ao lado do médico cirurgião, o profissional técnico é o responsável pela separação, higienização, montagem e fornecimento dos instrumentos utilizados no procedimento. É o profissional de instrumentação Cirúrgica que cuida da organização dos materiais utilizados em uma Cirurgia.

É ele quem irá escolher os equipamentos e deixar prontos para serem utilizados. Ele deve seguir todos os parâmetros de higiene e esterilização para que, nos momentos de necessidade, estejam prontos para o uso imediato.

Mas então, quais são as vantagens de realizar essa especialização? Tendo em vista que todos os centros cirúrgicos necessitam de um profissional capacitado nessa tarefa para atuar, e que esse é um dos melhores segmentos do mercado para trabalhar na área da saúde, veja as vantagens de se tornar um especialista.

1. Grande Demanda no Mercado

Como várias funções no setor de saúde, o mercado de trabalho em Instrumentação Cirúrgica  vem prosperando cada vez mais nos últimos anos, mesmo durante a pandemia do coronavírus.São inúmeras vagas de trabalho para esses profissionais, principalmente, pela crescente quantidade de hospitais e clínicas existentes no país. Além disso, os números de cirurgias dispararam e a procura por profissionais com qualificação nesta área aumentou consideravelmente.

Uma pesquisa do Ministério do Trabalho apontou que em 2018, enquanto 11,6% da população estava afetada economicamente, o setor da saúde abriu mais de 73 mil vagas, segundo dados do Ministério do Trabalho. E entre abril de 2020 e março de 2021, houve um aumento de 64.29% no número de contratações formais em instrumentação cirúrgica. 

2. É um curso rápido

O curso de Especialização em Instrumentação Cirúrgica é um curso rápido. Em apenas 7 meses, o profissional de enfermagem consegue um certificado em especialização na área cirúrgica. Após aprender sobre os instrumentos e equipamentos utilizados nos centros operatórios e realizar o estágio na área, o aluno está apto para exercer a carreira. 

3. Não é preciso formação superior

Para ocupar uma vaga de instrumentador, é preciso apenas um curso técnico, inclusive, a maioria delas não está preenchida por profissionais com formação superior, mas sim pelos técnicos. Na verdade, essa pode ser uma oportunidade para quem gosta da área da saúde, mas ainda não tem formação superior. Para entrar no curso de instrumentação cirúrgica a única exigência é concluir o ensino médio e ter o Técnico em Enfermagem. Ou seja, não é necessário fazer faculdade e, muito menos, uma graduação em Medicina.

Faça a sua especialização com o Colégio Tecx

Ficou com vontade de se especializar na área de instrumentador cirúrgico? Então não perca mais tempo e faça esse curso no Colégio Tecx! Se você é formado como Técnico em Enfermagem ou já terminou o primeiro módulo do curso, inscreva-se agora mesmo nessa especialização e destaque-se no mercado de trabalho!

A Escola Técnica Geração é referência no ensino técnico em Guarulhos,SP e apresenta um curso de especialização completo para quem quer atuar como instrumentador cirúrgico.

Com o propósito de qualificar ainda mais os técnicos em Enfermagem para o mercado de trabalho, O Curso alia teoria e prática para capacitar os alunos a enfrentar situações – esperadas e inesperadas – típicas de um procedimento cirúrgico.

Para isso, oferecemos toda a estrutura para o aprendizado e professores qualificados e com vivência de mercado. A especialização em Instrumentação Cirúrgica começa introduzindo as atividades de um centro cirúrgico e aborda as características de uma organização hospitalar.

E se você ainda não possui o Técnico em Enfermagem, nós temos a opção perfeita para você: Curso Técnico em Enfermagem Premium. Você pode fazer o curso Técnico em Enfermagem + a especialização em Instrumentação Cirúrgica  de uma só vez! Você termina o curso com duas formações. Quer saber mais? Chama a gente no WhatsApp (11) 98926-1984.

Colégio Tec-X

Fale Conosco!