Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40. Essas datas marcam o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri, respectivamente. Florence Nightingale foi fundadora da enfermagem moderna e teve seu destaque ao chefiar e treinar enfermeiras durante a Guerra da Crimeia e Ana Neri foi a pioneira da enfermagem no Brasil e teve reconhecimento ao se voluntariar para cuidar dos feridos na Guerra do Paraguai.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Oficinas, palestras, discussões sobre a profissão e capacitações marcaram a programação do dia 12 de maio de 2022 na Tecx. O público-alvo foram os alunos e funcionários do Colégio, que puderam aproveitar de um dia enriquecedor.

Foram quatro salas com conteúdos produzidos pelos próprios alunos: a sala da UTI, a sala de Anatomia, a sala da Saúde da Mulher e Cartazes de Linguagens.

Na sala de Cartazes de linguagens tivemos uma apresentação sobre o tema: “Imprudência na Enfermagem”, que abordou de forma muito inteligente e descontraída os riscos causados pela falta de responsabilidade na enfermagem.

Já na sala da “Saúde da Mulher” aprofundamos nossos conhecimentos a respeito da gestação, com modelos visuais bem explicativos e um quis interativo onde colocamos a prova o que aprendemos.

Em “Anatomia”, aprendemos mais sobre o funcionamento do Corpo Humano com os modelos anatômicos desenvolvidos pelos próprios alunos. Cada modelo era mais criativo e informativo que o outro.

Por fim tivemos a apresentação emocionante na sala da UTI, que enfatizou a importância do trabalho dos profissionais de enfermagem que realizam um trabalho brilhante e que devem ser reverenciados todos os dias. Ainda mais diante do cenário de pandêmico em que o mundo vive, se tornaram peças imprescindíveis para o cotidiano da sociedade. Foi um evento gratificante. Agradecemos a todos os colaboradores do evento e aos organizadores.

Colégio Tec-X

Fale Conosco!